Foo Fighters – Greatest Hits

Publicado: 30 de dezembro de 2009 em Foo Fighters, Lançamentos e Novidades


Após 14 anos de carreira, 06 albuns de estudio lançados (Onde três Faturaram o Grammy por melhor album de Rock), o Foo Fighters anuncia uma pausa por tempo indeterminado, mas para celebrar esses numeros citados tão simbólicos a banda lança a sua primeira coletanea, intitulada simplesmente de Greatest Hits.
Eu particularmente tenho uma pequena aversão por coletaneas, elas acabam sendo o cd mais injusto de uma banda por incluir em seu tracklist apenas os hits e singles radiofonicos, sendo que uma banda vai mais além do que isso, nem sempre os hits são as melhores canções da banda, e nem todo Lado B tem o direito de viver no anonimato, mas enfim…
Porém a grande novidade desse Greatest Hits fica por conta das duas canções inéditas: Wheels e Word Forward.
Wheels
é uma belissima balada, as vezes eu cometo o exagero de afirmar que é a melhor balada de toda a carreira do Foo Fighters, porém limitarei em afirmar que é tão magnifica quanto as já lançandas pelo grupo.
Word Forward Já segue um andamento mais acelerado, soando até como um Bonus-Track de There is Nothing Left To Lose emblematico album do Foo Fighters, a letra é belissima, uma homenagem de Dave Grohl ao seu querido amigo falecido Jimmy, o refrão pegajoso o te faz cantarolar por dias seguidos. Só essas duas canções já valem o cd inteiro.
Já o restante do album é composto pelos hits que fizeram a carreira do Foo Fighters durante os 14 anos de existencia, Big Me e This Is a Call representam o doentio album de estreia, Monkey Wrench, My Hero e Everlong retratam o todo poderoso The Colour and the Shape. Já os albuns There Is Nothing Left To Lose, One By One e In Your Honor aparecem com as canções Learn To Fly, All My Life e Best of You respectivamente. E por fim, o ultimo album de estudio da banda, o sutil Echoes, Silence, Patience and Grace, é representado pelos singles The Pretender e Long Road To Ruin, sucessos é o que não faltam nessa coletanea.
Já está a venda também a edição deluxe, do Greatest Hits que conta também com um dvd com os principais videoclipes da banda, e tratando-se de clipes, o Foo Fighters tem enorme domínio na area, estrelando os mais engraçados e emocionantes videos do mundo da musica: Big Me, Everlong, Learn To Fly, Monkey Wrench, DOA, Long Road To Ruin são grandes exemplos. Além dos videoclipes o dvd ainda conta com trecho dos históricos shows em Wembley e Hyde Park. O unico ponto fraco em relação ao dvd é a ausência do clipe de Breakout, que na minha opinião é um dos melhores do Foo Fighters.
Como eu disse no incio do post, eu tenho lá a minha aversão com coletaneas, além de ser um album injusto é um grande caça niquel das gravadoras, mas se tratando de Foo Fighters, de seus sucessos e os 14 anos de carreira bem sucedidos, qualquer niquel é bem caçado.

Nota: 9.0

Ao som de Alice In Chains – Your Decision

comentários
  1. Ana Cl. disse:

    Ola, outra vez!
    Desculpe a demora em retornar até aqui, rs.
    Fiquei fascinada por esse post.. – você sabe o porquê! Foo Fighters sempre embalou a trilha sonora da minha vida, uma banda cujas músicas são fáceis de se identificar.. e por essa razão concordo com você quando diz que coletâneas são, na maioria das vezes, injustas.

    Como colocar, em poucas faixas, os sucessos de 6 álbuns anteriores? Tantas músicas lindas! Tantas sem o prestigio de que realmente deveriam ter..

    Particularmente, eu adoro as músicas acústicas de In Your Honor, e nenhuma foi contemplada: Still, On The Mend, What If I Do, Razor! Certo, Best Of You é uma obra prima que não poderia faltar, mas e quanto as outras: Free Me, Resolve, DOA,End Over End..No Way Back!

    Certo, certo, seria pedir demais..rs. Eu não queria que essa coletânea existisse. Eu preferiria um Cd novo, completo, que pudesse deixar a saudade mais amarga. Seria então um presente de despedida para os bons fas. Por enquanto nos contentamos com as belas Wheels e Word Forward -que me parecem complementos do ultimo Álbum ESPG e não, particularmente do TINLL, rs.

  2. Ana Cl. disse:

    .. eu escrevo neste momento ouvindo “Generator” e “Aurora”.. essas que ficam encravadas nas minhas memórias, rs.

    Parabéns, mais uma vez pelo post!
    Acabo de ver que também falaste sobre Rosa de Saron! Temos um gosto musical semelhante.
    Isso É raro, 🙂

  3. Ana Cl. disse:

    Ah! Não consegui achar seu perfil nesse blog.
    Preferiria saber seu nome, pelo menos 🙂

Deixe um comentário

