Nitrominds 1994 – 2012

Publicado: 12 de junho de 2012 em Hardcore
Tags:, ,

Meu primeiro contato com essa brutal banda de Hardcore Paulistana, foi há exatamente 10 anos atrás, quando eu estava dando os meus primeiros passos musicais, fazendo parte de uma “banda” (com aspas mesmo) de Hardcore intitulada provisoriamente de “Só Falta Mais um Pouco” (Sim, chamava isso mesmo). Recordo que durante um “ensaio” (com aspas também), apareceu do nada um cd/coletânea patrocinado pela marca de roupas “Vision Street Wear” com diversas bandas de Punk Hardcore Nacionais e também internacionais, havia diversas maravilhas do quilate de: Shelter, Hateen, Dance Of Days, Bambix, Samiam, Fun People, The Hives, Ação Direta, Missi Pier e entre inúmeras bandas havia um simplório Nitrominds; Na época ouvia se falar muito de Nitrominds, era até possível ver inúmeras camisetas da banda em shows undergrounds pela região, mas eu nunca havia escutado uma canção sequer do grupo, e com aquela bolachinha prateada da marca de roupas, eu saciei as minhas vontades, trouxe o cd pra casa, coloquei no meu cd player pra rolar e os primeiros acordes do baixão de Policemen, a canção que representava no Nitrominds, naquela coletânea colocaram a minha casa a abaixo, a musica era um soco no estomago, uma porradaria sem fim, rápida, veloz, pesada, culpa de uma bateria “velossississima”, compassada, eu na época era “”Baterista”” (com mais aspas ainda) e fiquei chocado e pasmo com tamanha técnica e eficiência. Os vocais – em inglês – mesclavam melodia e agressividade soando como um Greg Gaffin tupiniquim, enfim foram 2 Minutos que me levaram ao êxtase e com mais sede e fome de conhecer a banda.

Mesmo destruído eu tenho esse cd até hoje!!!

 E foi ano seguinte, com a nossa bandinha – dessa vez com o nome de Trakinage HC – fazendo alguns showzinhos nos buracos Underground da vida, que eu comprei das mãos Fabiano Nick (Vocalista e Baixista do Fistt) na “banquinha” da sua gravadora Oba Records o lançamento do Nitrominds na época, o bombástico: “Something To Believe”.

Something To Believe (2003)

Talvez tenha sido as 15 musicas que eu mais ouvi na minha vida, Something To Believe é um disco que já nasceu clássico, sua sonoridade bem elaborada sustentada por Punk Hardcore Cru e agressivo, porém melodico ao mesmo tempo, todo cantado em ingles, nos remetiam as grandes bandas internacionais do gênero: Pennywise, Bad Religion, NOFX, Down By Law entre outras. Desde a sua abertura com Flowers And Common View, passando pelas pesadas Modern Family e Relationship, seguidas das melódicas Frustration, Wasting Time e Today e encerrando com a animadinha de final veloz e doentio: What’s All This For, torna Something To Believe um Greatest Hits, o que de certa maneira não deixa de ser.

Com o passar dos anos, aumentando o meu envolvimento com a cena undergroud, eu me aprofundei melhor na banda tendo ela como uma das minhas favoritas do gênero.
No ano de 2005 tive a oportunidade de ver o Nitrominds pela primeira vez em show realizado em Jundiaí-SP que ainda contava com o Garage Fuzz, outra grande banda de Hardcore nacional e o Dead Fish, os donos da festa, que na época havia acabado de lançar o álbum Zero e Um pela gravadora Major: Deck Disc. A noite era do Dead Fish, mas o Nitrominds conseguiu roubar a cena e um pouco do brilho para si próprio fazendo um dos melhores shows da noite, com tamanho peso, consistência e velocidade, muita velocidade, a plateia insana respondia a altura abrindo diversas rodas, cantando todas as canções em uníssono e dando mosh, esse aqui que vos escreve também subiu ao palco para dar um Mosh, mas ao invés de subir e realizar o mesmo rapidamente, tomado pela emoção de estar diante dos Heróis do Hardcore Nacional, optou por fazer os Backing Vocals de Policemen, dividindo o microfone com baixista Lalo, sendo assim pego pelo braço pelo Roadie da banda e jogado involuntariamente na plateia. Por um bom tempo virei uma celebridade módica na cena Hardcore de Jundiaí, como o garoto que foi jogado do palco no show do Nitrominds. Dois anos depois vi – pela ultima vez – o Nitrominds novamente, e foi igualmente brutal o show, ainda mais por ser em um lugar aparentemente pequeno e abarrotado de gente.

Sim, agora você caro leitor (será que tem algum??) deve estar se perguntando, o porque desse texto? O porque dessas histórias sem nexo soando uma declaração de amor a uma banda que uma grande maioria nem ouviu sequer falar dela???
Pois bem, essa tal banda chamada Nitrominds, um grandiossimo Power Trio de Punk Rock/Hardcore formado por André (Vocal e Guitarra), Lalo (Baixo e Voz) e homem polvo: Edu (Bateria) encerrou hoje as suas atividades após 18 anos de lama e glória dentro da cena Underground; Uma dor, um luto que só sente quem acompanhou a trajetória e a carreira da banda, quem já teve suas enérgicas canções como trilha sonora de sua vida, pra quem já presenciou a energia, brutalidade, técnica e genialidade da banda ao vivo.
O término da banda não será lembrado pela MTV e muito menos serão homenageados no próximo VMB, as principais revistas musicais não escreverão uma nota sequer no rodapé falando da falta que mesma fará, mas eu fiz questão de tecer essas humildes linhas para poder dizer o quanto a banda foi importante na minha formação musical, e teve um papel importante também na minha vida pessoal, o quanto ela foi importante na cena Hardcore sendo a banda nacional do gênero que mais vendeu discos e fez turnês no exterior e o quanto ela fará falta a partir de agora.
O futuro dos integrantes até o momento acaba beirando a incerteza: André e Edu em 2010 se aventuraram com o excelente projeto de Thrash Metal “Musica Diablo” que além dois contava com os berros de ninguém mais, ninguém menos que Derrick Green (Sepultura), lançaram um álbum auto-intitulado e saírem em turnê pelo Brasil até o exterior, porém com a saída de Derrick a banda deu uma pausa nas atividades. No entanto torcemos para que os projetos que sejam lançados a partir de agora pelos então ex integrantes do Nitrominds sejam tão geniais como foi a banda ao longo de sua carreira, e como esta sendo muito comum reuniões de bandas que já encerram as atividades, quem sabe o Nitrominds nos brindam com essa alegria?
Além dessa alegria já dada:

Compilação de Covers de clássicos do Hardcore Mundial feitos pela banda com uma capa (e titulo) bem bacana hein?

Obrigado Nitrominds, o Hardcore Nacional Agradece!!!

Ouça e baixe gratuitamente a discografia completa da banda

E Vamos terminar exatamente como tudo começou:

comentários
  1. motherfucker disse:

    Cara.. belas palavras.. posso dizer que compartilho em parte com vc minha história com o Nitrominds…
    Com certeza minha história musical se divide antes e depois de ter ouvido a banda..
    A primeira vez que ouvi também foi nessa mesma coletânea.. há mais ou menos uns 10 anos.. que vinham juntos também Bambix, Ação Direta.. mas a banda que mais me chamou a atenção sem dúvida foi o Nitrominds..
    Depois de um tempo fui atrás de mais material dos caras e acabei comprando 2 cds, como vc o “Something to Believe”, e o primeiro da banda, “Nitrominds”, que trazia o Ricardo no vocal.. com um pouco mais de melodia na voz, lembrava muuuito as bandas californianas.. me apaixonei pelo som mais ainda..
    Depois acabei adquirindo todos os cds da banda, até hoje tenho todos.. sempre que pude ia nos shows.. meu primeiro foi em um street rock (a época boa), que rolava no ibirapuera.. acompanhava qualquer mínimo destaque que a banda tinha em algum lugar..
    Já troquei idéia com os caras, e são gente finíssimas..
    Foi por causa dessa banda que comecei a tocar bateria.. acho q nem seria tão envolvido com música pesada se não tivesse conhecido o som dos caras..
    Durante esses 10 anos acho que nunca deixei de ouvir o som.. mesmo os do início da banda..
    Também senti mto qdo vi a notícia de que a banda iria acabar.. mas já estão na história do hardcore nacional, pra mim de longe a melhor do genero..
    Só uma pena não teremos mais músicas inéditas da banda.. e sei que agora não verei tocarem ao vivo as músicas que eu sempre torcia pra tocarem qdo ia nos shows (the cycle, best for me, we need to realize, gunshot, nosegrind, hypocrite world, chains, may 15th, entre outras..)
    Enfim, isso que é underground.. início e fim da banda sem muito destaque, mas com um conteúdo que deslancha muita banda conhecida que faz som pesado por aí só pra ganhar dinheiro..
    Um abraço.

  2. Quando ouço ou leio “Nitrominds” para mim a primeira coisa que vem na minha mente é Keep peace of mind!
    Essa foi a primeira música que ouvi do Nitrominds, na época era muito difícil conseguir qualquer material de uma banda, não existia internet, você ficava horas a fio esperando um clipe na MTV deixando o Vídeo Cassete preparado para gravar um clipe (Eu tenho Keep peace of mind gravado num VHS até hoje!). Bom são outros tempos, hoje em dia milhares de bandas são criadas, más poucas sobrevivem, e com certeza o Nitrominds sobreviveu por todos esses anos devido a sua qualidade musical, e o empenho dos integrantes. Nitrominds é uma banda que deixará saudades, fez parte de minha vida e sempre fará, algumas de suas músicas jamais deixarão meu Playlist.
    Tive a sorte de ver a banda em seu Show no dia 10 de março de 2012 no Hangar 110. Foi um Show muito foda, jamais me esquecerei da energia que a banda tem ao tocar seus clássicos ao vivo.
    Desejo sucesso aos integrantes e espero ve-los em projetos futuros.

Deixe um comentário

