Bruce Dickinson na Campus Party = Cada um OSTENTA o que tem de melhor!!!

Publicado: 3 de fevereiro de 2014 em Especial, Notícia
Tags:, , , ,

bruce dickinson-027
“Você pode perder sua casa, seu carro, mas ninguém pode tirar o seu conhecimento

e com o conhecimento você conquista casa, carro e mais o que quiser”
(Autor desconhecido)

Faz exatamente uma semana que Bruce Dickinson esteve em terras brasileiras, no entanto sua curta (porém eficiente) visita repercute até presente momento .
Conhecido mundialmente como vocalista do Iron Maiden, uma das maiores e mais celebres bandas de Heavy Metal de todos os tempos, além de uma vasta carreira solo de tamanha relevância com sete álbuns lançados, inclusive um ao vivo gravado aqui no Brasil (Scream For Me Brazil – 1999), o que trouxe Dickinson a nossa humilde terra não foram os seus dotes musicais, dos quais já estamos mais do que mais familiarizados, mas sim a sua faceta empreendedora.
É de conhecimento de todos que Bruce Dickinson é um homem inquieto, colecionando inúmeras atividades e funções além de cantor e compositor, entre elas: historiador, esgrimista (chegando a ser convidado para ser capitão da equipe britânica nas olimpíadas de 1988 em Seul, mas recusando pois estava em turnê com Iron Maiden), além de radialista (pela BBC de Londres), roteirista (do filme Chemical Wedding) e piloto de avião, isso sem contar o honorário doutorado de música que recebeu da universidade britânica Queen Mary College em reconhecimento e honra a sua contribuição a industria musical. Portanto essa imagem do Bruce Dickinson empreendedor não habitava o imaginário dos seus fãs, mas tal ação se concretizou após o mesmo que tem como paixão e profissão secundaria a pilotagem de aviões visualizar a necessidade de uma empresa que fornecesse serviços de manutenção para aeronaves e assim foi concebida a empresa Cardiff Aviation hoje sob sua gestão.
E com essa mente empresarial inovadora que Bruce Dickinson foi um dos convidados para palestrar no evento Campus Party que chegava a sua sétima edição aqui no Brasil, evento que reúne milhares de empreendedores, geeks, nerds, cientistas e demais cultos onde debatem e apresentam ideias inovadoras de ciência, cultura e entretenimento digital. Para participar desse grande evento Bruce chegou ao Brasil na segunda-feira a tarde aterrissando na (minha) cidade (natal) de Jundiaí, onde foi recebido calorosamente por membros da imprensa que ainda estavam abobados em não receber naquela ocasião o Bruce cantor mas o empresário. E na terça-feira já estava nas dependencias do Anhembi, local onde aconteceu o evento para durante uma hora falar sobre sua experiência no empreendedorismo.
Conforme imaginado, o Iron Maiden não foi o seu tema principal, no entanto Bruce fez inúmeros paralelos da banda e a industria musical em geral com a situação empresarial momentânea. Ele citou que “as empresas de hoje precisam ter fãs, e não clientes” e citou o exemplo da gigante Apple, que é uma empresa que tem milhões de fãs espalhados pelo mundo, que tem uma imensa adoração pelos seus produtos e fazem fila na estréia de um novo equipamento eletrônico da empresa para adquiri-lo. Bruce também mencionou que hoje em dia uma boa graduação não significa qualidade no serviço prestado e até ironizou dizendo que “até um macaco pode ter MBA”, isso foi a deixa para falar de sua empresa a Cardiff Aviation, afinal de contas Bruce não é engenheiro, mas não impediu de abrir uma empresa desse ramo “quando se tem profissionais que executam o serviço com qualidade” disse.36042.52090-Bruce-Dickinson
O mais novo feito de Bruce Dickinson é a criação e comercialização da cerveja Trooper (da musica The Trooper do Iron Maiden do disco Piece Of Mind – 1983), Bruce explicou “Chegou uma hora que produzir um CD deixou de ser lucrativo, mas as pessoas ainda ouvem a sua música. Então tive a ideia de fazer cerveja, e o que aconteceu é que passamos a vendê-la associada à música. O disco acabava sendo subsidiado pela bebida, porque a mesma pessoa só compra um DVD ou download uma vez, mas quantas cervejas ela bebe? Muitas! E o sucesso da cerveja vem da fama da música – já atingimos 2,5 milhões de litros da Trooper vendidos”. Ainda sobre o Maiden, Bruce explicou como as recentes turnês na America do Sul foram lucrativas e ao mesmo tempo econômicas para banda: “Enquanto ganhava experiência como piloto de avião, percebi que em determinadas épocas do ano muitas empresas aéreas abaixo do equador ficavam com mais de 30% da frota parada, o que tornava a locação de aviões algo muito barato. Pensamos bem e decidimos que poderíamos usar essa diferença de preço para fazer uma tour muito mais barato que o normal, unindo esses lugares com aviões parados. Os rapazes do Iron Maiden todos concordaram e então decidimos que onde o avião parasse, a gente faria um show. E essa diferença nas localidades fez a nossa base de fãs crescer de uma forma que as outras bandas não entendiam”.
E foram com essas e outras sábias palavras que Bruce Dickinson foi ovacionado no anhembi na última terça-feira, talvez não com a mesma intensidade dos aplausos que recebe no final dos seus shows, mas com certeza deixou todos presentes admirados com a sua mente visionária e empreendedora.
Em uma época onde o principal modismo musical é “ostentar” fúteis valores materiais, parafraseio o título desse post dizendo que “Cada um OSTENTA o que tem de melhor” e naquela tarde Bruce Dickinson “ostentou” e compartilhou sabedoria e conhecimento, e com conhecimento se conquista tudo, principalmente dignidade. Afinal de contas “tirar onda de Camaro Amarelo, conquistado com a herança do velho”, é mole, agora construir um império com muito trabalho, suor, sabedoria e reconhecimento, e compartilhar isso pra milhares de curiosos, isso se chama: Bruce Dickinson!!!

Up The BRUCE

ao som de The Mayfield Four – Suckerpunch

Anúncios
comentários
  1. Vanderlei disse:

    Muito boa a matéria … Continue assim Fila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s