Especial, Homenagem, Notícia

Morre Scott Asheton, baterista do “Iggy And The Stooges”

scott_ashetonNo ultimo domingo (16/03/2014) fomos pegos de surpresa com uma noticia que abalou completamente o mundo da música, a morte de Scott Asheton, baterista do The Stooges (ou Iggy And The Stooges), o principal progenitor de umas das sonoridades mais controversas e cultuadas do Rock: o Punk Rock, além de ter revelado para o mundo uma das figuras mais emblemáticas do mundo musical: Iggy Pop.
Nascido em 1949, Scott juntamente com o seu irmão e guitarrista Ron Asheton (também falecido em 2009 em decorrência de um infarto) integraram o Stooges em 1967 logo após receberem um telefonema de James Newell Osterberg, também conhecido como Iggy Pop, para juntos montarem uma banda.
Essa banda se não foi unanimidade em questão de popularidade e êxito comercial, teve enorme significado em outros aspectos, mais importantes do que reles reconhecimentos, o Stooges foi uma banda que moldou o curso do rock, embutindo em sua musica uma sonoridade primitiva, suja, agressiva, que revelava o anseios, desejos e real situação da juventude daquela época que não era apenas de paz e amor, mas também (e principalmente) de contestação e inconformismo, e o The Stooges era o porta-voz dessa geração.
E muito da sonoridade brutal da banda se deve aos irmãos Asheton, se de um lado havia as guitarras gritantes, sujas e depravadas de Ron que dava toda tônica a musicalidade do Stooges, a bateria acelerada de Scott definia o espírito e carisma da banda, podia não ser um exímio baterista, mas estava dentro do contexto no qual a banda seguia.
Scott ao lado de Iggy foram os únicos membros que estiveram a frente do Stooges desde o seu gênese, participando integralmente da relevante discografia do grupo: The Stooges (1969), Fun House (1970), Raw Power (1973), e da volta arrasadora do conjunto em meados dos anos 2000 com os discos The Weirdness (2007) e Ready To Die lançado no ano passado e já comentado aqui no blog.
Com o fim prematuro do The Stooges no inicio da década de 70, Scott integrou o Sonic’s Rendezvous Band, um super grupo formado por grandes nomes da cena Proto-punk de Detroit como: Fred Smith (MC5), Gary Rasmussen (The Up) além de Scott Morgan grande musico de Soul que fez parte da banda Rationals.


No ano de 2010 Scott Asheton junto com o Stooges foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame, com direito a discurso de indução feito pelo Billie Joe Armstrong (Green Day) e uma apresentação memorável da banda quebrando todos os protocolos da tal careta premiação.

Scott esteve no Brasil em duas ocasiões com o The Stooges, uma em 2005 no festival Claro que É Rock, e outra como Headliner no festival Planeta Terra que aconteceu no ano de 2009 no extinto parque de diversões Playcenter em São Paulo, o show ficou marcado pela “invasão” dos fãs no palco a pedido do próprio Iggy Pop.

Scott Asheton faleceu no domingo à noite, e a causa da sua morte ainda não foi divulgada, Iggy Pop, seu grande parceiro escreveu uma nota em seu Facebook:

Scott era um grande artista, eu nunca ouvi alguém tocar bateria com mais significado do que Scott Asheton. Ele era tipo meu irmão. Ele e Ron deixaram um enorme legado ao mundo. Os Ashetons sempre foram e continuarão a ser uma segunda família pra mim.
Meus pensamentos estão com sua irmã Kathy, sua esposa Liz e sua filha Leanna, que tem a luz de sua vida

Estava nos planos da banda lançar, ainda esse ano, um disco com canções compostas nos anos 70, mas nunca lançadas, o diferencial do álbum é que seria gravado sem a presença de Iggy Pop que pediu umas férias ao conjunto, o disco contaria com a participação de diversos vocalistas entre eles:  Mark Lanegan (Screaming Trees) e Jello Biafra (Dead Kennedys), o disco estava sendo gravado e produzido no 606 Studio de propriedade de Dave Grohl, que obviamente daria o ar da sua graça em alguma canção.

Fica aqui a nossa humilde homenagem ao homem que acima de tudo mudou o curso da musica para melhor e que agora ao lado seu irmão Ron lá de cima olha para nós e nos prova o quanto lá esta melhor do que aqui.

RIP SCOTT ASHETON
1949 – 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s