A Música é o espelho de seu Povo

Publicado: 22 de outubro de 2014 em Beatriz Sanz Fala, MPB
Tags:, , , , ,

Tulipa e Jeneci
Por Beatriz Sanz

Esta semana em um seminário sobre MPB na década de 1960 eu abri com estes dois grandes músicos:

Encerrei a apresentação dizendo que “A música é o espelho de seu povo”. Como resposta ouvi que então não possuímos cultura. Eu discordo veemente.
Mas minha opinião não basta, portanto possuo argumentos: O sertanejo universitário (esforcei-me para não escrever ‘sertanojo’) e o funk ostentação que infestam nossas rádios e TV’s nada mais são que o É o Tchan versão 2014.
Se você dançava “na boquinha da garrafa” não pode recriminar quem agora é apaixona por Luan Santana ou MC Guime.
Obviamente não estou aqui para recriminar o gosto musical de ninguém. Quero apenas mostrar que o País possui sim grandes nomes atuais de MPB. A dúvida é por onde começar?

Começarei pelo meu preferido!

Marcelo Jeneci, filho de uma paulista com um pernambucano, Jeneci aprendeu a tocar com os instrumentos que seu pai consertava. Poucas pessoas sabem que ele é co-compositor de um dos maiores sucessos de Vanessa da Mata. Duvida? Confere aqui:

Assim chegamos às mulheres! E são muitas! A já citada Vanessa, Mallu Magalhães, Clarice Falcão, Céu… Para representá-las então escolho uma representante de peso!

A paulista Tulipa Ruiz que possui uma voz potente e inconfundível:

Esta música conta com a participação de Zé Pi, outro representante da nossa nova MPB.

Depois desta aula, não aceito mais que vocês digam que o Brasil não possui uma boa produção musical, afinal a música é o espelho do orgulho que eu tenho de ser brasileira!

Perfil - Bia Sanz

comentários
  1. […] o primeiro texto que eu escrevi pra este blog? Lá eu dizia pra vocês que vinha aqui só pra comprar polêmica, […]

Deixe um comentário

