Foo Fighters, Lançamentos e Novidades, Televisão

Assistimos o primeiro episódio de Sonic Highways

10710936_735459536507143_4515359435611885087_n-960x600
Há exatamente uma semana, divulgamos aqui no blog o lançamento nos Estados Unidos da série Sonic Highways, que abordará as gravações do mais novo CD dos Foo Fighters.
E graças à internet, a terra de ninguém, que nós do Fila Benário Music conseguimos assistir o primeiro episódio da série, e iremos destrinchar todo logo abaixo

Dirigida por Dave Grohl e exibida no canal a cabo HBO, o primeiro episódio de Sonic Highways, leva o nome da primeira música do álbum, o já single Something From Nothing, o episódio começa com os Foo Fighters na estrada e o Grohl dizendo que há 20 anos a banda está na ativa, gravando discos, fazendo shows, mas que eles nunca tiveram a oportunidade de conhecer a fundo os locais onde a banda se apresentou, e que com Sonic Highways eles tiveram a possibilidade de não só conhecer o local, mas de aprofundar na história de cada cidade e conviver com os heróis musicais locais.
A primeira cidade escolhida e abordada é Chicago, conhecida como a capital do Blues, a cidade de onde veio Muddy Waters, o pai do Blues americano. A série começa contando a história musical da cidade, durante a emancipação americana, os negros escravizados saídos do Mississipi fizeram a primeira parada em Chicago e ali fixaram residência e muito colaboraram para cultura local, principalmente na parte musical. Buddy Guy o jovem negro vindo de New Orleans (Outra cidade a ser abordada na série) chegou a Chicago tirando som de uma corda amarrada a um botão, até se tornar um furioso guitarrista e grande amigo do gênio Muddy Waters.
Buddy Guy
Para Taylor Hawkins, o baterista do Foo Fighters, a maior referencia da cidade, mais do que o Blues, é a banda local Cheap Trick, grandiosa banda dos anos 70 que mesclava Rock and Roll básico, com muita psicodelia e servindo de gênese para o que viria ser o Punk Rock.

Em meio às entrevistas com diversos músicos locais entre eles o já citado Buddy Guy, a lindíssima Bonnie Raitt além dos integrantes da grande banda de punk rock Naked Raygun, a série mostra o processo de gravação da música Something From Nothing, gravada no Eletrical Audio Studio, estúdio de propriedade do produtor Steve Albini. O ponto alto das gravações é a participação de Rick Nielsen do Cheap Trick, e em dado momento ele diz:
– Acho que não vou gravar não, tem pessoas demais nessa banda
E Dave Grohl retruca ironizando:
– Grava sim, temos poucos guitarristas nessa banda.

Rick Nielsen ao centro gravando a sua participação em Something From Nothing. O produtor Butch Vig á esq e Pat Smear á dir.
Rick Nielsen ao centro gravando a sua participação em Something From Nothing. O produtor Butch Vig á esq e Pat Smear á dir.

Outro ponto da gravação é justamente o solo de guitarra feito por Chris Shiflett, para quem tem curiosidades de como funciona um processo de gravação, essa cena é essencial.
A pessoa de Steve Albini merece uma abordagem especial, e Sonic Highways faz isso de forma sublime, abordando toda a carreira do produtor, desde a sua formação em jornalismo, mas nunca atuante, segundo o mesmo, até a sua chegada em Chicago, com a esperança de movimentar a cena musical do lugar. A sua primeira banda Punk, o Big Black formada com integrantes do Naked Raygun que pra ele é de longe a sua banda favorita, até chegar ao grande produtor que é hoje, com um currículo invejável de bandas produzidas, como: Pixies, PJ Harvey, Ministry, The Breeders, The Jesus Lizard, além do disco mais essencial dos anos 90, o In Utero do Nirvana, onde Grohl foi o baterista e revelou que quando o disco foi finalizado e a banda levou para gravadora, a mesma ficou chocada com a diferença que ele tinha do aclamado Nevermind, devido a sua sonoridade soturna e barulhenta.

Albini também confessa a sua difícil situação financeira, já que o estúdio tem fazer mil dólares mensais para se manter, e o mesmo chegou a perder casa e guitarras, para custear o mesmo.
Porém, o momento chave de Sonic Highways, a cena mais encantadora que de certa forma moldou esse primeiro episódio foi o encontro de Dave Grohl com a sua prima Tracy, que mora na cidade. Assista essa cena e depois agradeça o surgimento do Foo Fighters a essa garota.

Dave Grohl e sua prima Tracy
Dave Grohl e sua prima Tracy

Outro personagem essencial nesse primeiro episódio de Sonic Highways foi o músico Jason Narducy, hoje baixista da banda solo de Bob Mould. As melhores e mais divertidas histórias desse episódio vieram dele, e a tal citada prima de Grohl também tem um papel fundamental na história do jovem Narducy.
Jason Narducy
Todas as histórias contadas durante esse episódio, acabou virando a letra de Something From Nothing, escrita por Dave Grohl, e depois de assistir esse capitulo, você começa a associar os fatos.

O trecho :
A button on a string
And I heard everything
Now here I Go

Um botão em uma corda
E eu ouvi falar de tudo
Agora lá vou eu

Fala claramente de Buddy Guy que tocava um botão amarrado em uma corda.

Muddy Waters, o gênio do Blues de Chicago também é citado no trecho:

These rattled bones and rubber bands
Wash them in the muddy water

Estes ossos quebrados e elásticos
Lave-os na água suja

E em um determinado momento da entrevista de Buddy Guy, ele diz que quando veio pra Chicago, ele veio à procura de um centavo e acabou achando quinze, e a letra eterniza essa frase no trecho:

“Looking for a dime and found a quarter – Estava procurando por um centavo e achei quinze”

Buddy ainda disse que a gravadora queria tirar Guy do seu nome artístico e incluir King no lugar, o que causou uma revolta por parte do guitarrista, e isso aparece em Something From Nothing:

But you can’t make me change my name
You’ll never make me change my name

Mas você não pode fazer eu mudar o meu nome
Você nunca fará eu mudar o meu nome.

O primeiro episódio de Sonic Highways encerra com a banda tocando a canção Somithing From Nothing na integra, o mesmo vídeo que foi divulgado essa semana na internet.

A única coisa que senti falta em Sonic Highways, por se tratar de Chicago, foi não ter mencionado em nenhuma vez sequer o nome do Smashing Pumpkins, uma das bandas mais importantes dos anos 90 e vinda de lá. Mas a grandeza desse episódio supera essa minúscula falha.

Deu pra perceber que virá muita coisa boa ainda por ai.
maxresdefault (1)
NOTA 1000

Ao som de Foo Fighters – Something From Nothing

Anúncios

2 comentários em “Assistimos o primeiro episódio de Sonic Highways”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s