Retrospectiva 2014 Fila Benário Music

Publicado: 31 de dezembro de 2014 em Especial, Fila Benário Fala

DSC010802014 foi um ano espetacular e de muito crescimento para o Fila Benário Music, pra quem não sabe esse blog é fruto de um antigo fotolog que eu tive lá em 2006, só que ao invés de eu usar a tal rede pra postar as minhas fotos pessoais e descrever coisas do meu dia a dia, eu optava por falar de música, citava os meus artistas favoritos, meus discos, fazia resenha de shows. Em pouco tempo ele virou mais um blog musical do que propriamente dito um fotolog.
E foi em 2009, há exatos cinco anos, que o Fila Benário Music foi fundado, sem maiores pretenções, apenas para falar de música, mas quem diria que a coisa foi crescendo, tomando forma até chegar em 2014 fazendo tudo que ele fez?
Portanto para celebrar esse ano maravilhoso, bora fazer uma retrospectiva e relembrar os momentos mais especiais no Fila Benário Music.

ESTRÉIAS DE NOVAS COLUNAS NO FILA BENÁRIO MUSIC
E começamos o ano de 2014 com tudo e com estreias na nossa plataforma, no dia 24 de Março foi ao ar a coluna Ouvindo o que Não Gosto, onde eu faço a experiência de ouvir toda a discografia de um artista no qual eu não tenho nenhuma afinidade e depois relato a e experiência em uma postagem especial.
O primeiro desafio foi com a banda System Of a Down e a experiência que foi bem satisfatória você acompanha aqui.
Outra grande estreia em 2014 foi o cantinho Fila Benário Fala, onde eu escrevo textos mais pessoais, relatando experiências, opiniões, e abordando acontecimentos do cotidiano sem fugir da premissa do blog que é a Música.
O primeiro texto publicado no Fila Benário Fala foi um emocionante relato sobre o falecimento da minha mãe no ano 2010, com o título de Quando a música traduz sentimentos.

20 ANOS DO FISTT NO FILA BENÁRIO MUSIC

Fistt Atualmente: Ricardo Dariva (Guitarra), Birão (Bateria), F. Nick (Vocal e Baixo), Dulino (Guitarra)

A melhor banda de Hardcore do interior paulista completou 20 anos de estrada em 2014, e o Fila Benário Music não poderia ficar de fora dessa festa.
Durante uma semana o Blog dedicou suas postagens ao Fistt, grandiosa banda de Hardcore de Jundiaí que tem muitas “histórias pra contar”, a trajetória, a discografia comentada, o selo Oba Records de propriedade da banda e o histórico Festival Hardcore organizado pela banda em 2002 e que abalou as estruturas da cidadezinha do interior, tudo isso foi documentado aqui no FBM, além de uma entrevista exclusiva com o vocalista F. Nick e mais a cobertura completa do show comemorativo.
Confira tudo aqui.

MÚSICA INDEPENDENTE É AQUI
E foi também em 2014 que o FBM mostrou o que havia de melhor na música independente ao resenhar dois melhores álbuns lançados no ano dentro do circuito underground.
O primeiro foi da banda Metamorffose (Jundiaí-SP) com o disco Pretérito Imperfeito mostrando o seu Rock n’ Roll enérgico remetendo a época de ouro do rock nacional, os anos 80.
1797245_623095584425342_731340855_n

O segundo foi da banda de Heavy Metal Ecliptyka, também de Jundiaí, com o discão Times Are Changed que chegou totalmente inovador, tocando o gênero de forma ousada e inteligente. Eu tive a oportunidade de assistir o show de lançamento do álbum, além de uma entrevista com a vocalista Helena Martins, ambas as matérias vocês conferem aqui.
100_9495

OS 20 MELHORES DISCOS DE 1994
1994 foi definitivamente o ano da música, e o FBM fez uma gigantesca lista com os vinte melhores álbuns lançado nesse ano dourado.

FILA BENÁRIO MUSIC VIRA PROGRAMA DENTRO DO CANAL DISCBOX
IMG_6515

Em parceria com o Canal Discbox, o nosso humilde Blog virou vlog muito bacana e com muita informação, conteúdo e música principalmente.
O primeiro programa foi ao ar no dia 9 de Setembro com a participação mais do que especial do grande Ricardo Dariva, guitarrista das bandas Sallys Home e Fistt, o programa nada mais é que uma série dividida em 5 episódios onde falamos dos melhores álbuns lançados em 1994.
O primeiro programa foi sobre o seminal MTV Unplugged In New York do Nirvana

Já segundo lançado no inicio dessa semana, abordou o insano Let’s Go do Rancid

QUANDO A CRIATURA ENFIM ENCONTRA O CRIADOR
10616089_10204527151524345_2791507070069072192_n

Se hoje eu tenho o blog, se hoje eu tenho essa compulsão por escrever sobre a grande paixão da minha vida que é a música, e se hoje eu ingressei na tão sonhada faculdade de jornalismo, é porque lá atrás eu fui influenciado por um cara sensacional que escreveu os melhores textos musicais, fez as melhores entrevistas e escreveu os melhores livros a respeito do assunto.
Estou falando do jornalista André Barcisnski, que nesse ano eu tive o privilégio de conhece-lo e é claro que essa experiência não ficaria de fora do FBM.
Veja aqui.

FILA BENÁRIO MUSIC, UM BLOG DE OPINIÃO SEM DEIXAR A MÚSICA DE LADO
No dia 16 de Setembro o centro de São Paulo virou o coração do mundo, a desocupação de moradores do antigo edifício Aquarius, virou notícia graças a ação truculenta da polícia e toda a abordagem da mídia sensacionalista que transformou os sem tetos em marginais.
Diante de tudo aquilo eu sentei a frente do computador e escrevi um texto demonstrando a minha opinião a respeito do caso e baseado nos fatos eu citava uma canção que tinha uma certa ligação com o acontecimento. O texto explodiu, foi o mais lido da história do FBM, chegou até ser citado no site oficial da FAPSP e recebeu elogios da jornalista Renata Carraro.

Página oficial da FAPSP

Página oficial da FAPSP

A receita foi repetida em outras duas ocasiões: no fim das eleições presidenciais, e nas manifestações em apoio a volta da ditadura militar.

FILA BENÁRIO GANHA DOIS SUPER-COLABORADORES
E foi justamente em 2014 também que o Fila Benário Music ganhou dois grandes colaboradores, que com muito conhecimento no assunto música, brindou o blog com sábias palavras e conteúdo acima da média.
A primeira a chegar nesse espaço foi a querida Beatriz Sanz, estudante de Jornalismo na FAPSP, feminista fervorosa e uma grande apaixonada pela música.
IMG-20141221-WA0009
Os seus textos são os mais lidos aqui no blog, pois a mesma acrescenta muita opinião e traz todo conteúdo musical dentro dos problemas do cotidiano.
Além de ter feito a cobertura completa do festival Circuito Banco do Brasil que contou com a presença da sua banda do coração, o Paramore.
Vejam aqui e aqui dois textos especiais sobre os shows
E trazendo um pouco de classe e requinte para esse espaço, eis que chegou em nossa equipe o meu grande brother Willian Abreu, Engenheiro e professor.
182283_587329507964331_1931693540_n
Willian é um grande conhecedor de música clássica, ópera e derivados, e dentro do Fila Benário Music ele fez o relato completo de dois grandes shows do gênero, o primeiro foi uma Opera Rock que aconteceu na cidade de Jundiaí com a obra do grandioso Rick Wakeman. E o outro a apresentação do quarteto de cordas Kronos Quartet no Sesc Pinheiros.

ENTREVISTAS COM GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA
E foi em 2014 que o Fila Benário Music realizou o maior numero de entrevistas com grandes nomes da música da nossa música. Algo até então impensável há exatos cinco anos.
A primeira do ano foi com um grande nome da música independente e um dos maiores compositores do Brasil, o genial Rodrigo Koala, o líder do Hateen, que há exatos vinte anos comanda a cena underground com o seu Rock Emotivo.
Fiz o contato com o Koala através do Facebook, o mesmo foi super solicito e topou responder por e-mail todas as perguntas enviadas a ele.
Koala
Veja a Entrevista completa aqui.

Em Maio de 2014 aconteceu na cidade de Jundiaí mais uma edição da Virada Cultural Paulista, e o line up do evento trazia um grande timaço da música popular brasileira, entre eles o rapper Emicida, a cantora Bruna Caram e o histórico Ultraje a Rigor.
Com o credenciamento da prefeitura da cidade eu fiz a cobertura dos shows para o Fila Benário Music, a produção do Emicida vetou a minha entrada no Backstage após o show para realização da entrevista, porém no dia seguinte retornei ao espaço e obtive sucesso nas entrevistas.

A primeira foi com a sensacional e belíssima Bruna Caram, dona de uma voz potente e marcante, ela fez um show espetacular, com caras e bocas, sorrisos gentis até na hora de pedir para o técnico regular o som, e com muitos hits como A Esfera, Não Perca o Sinal, a versão genial de A Minha Teimosia é uma Arte pra te Conquistar de Jorge Ben Jor e é claro Caminho Pro Interior, uma das canções mais lindas que já tive a oportunidade de ouvir.
No final do show, Bruna atendeu toda a imprensa em seu camarim, eu fui o último a entrevista-lá, com um copinho plástico nas mãos, e com as madeixas presas, Bruna foi uma graciosidade sem tamanho, respondendo todas as perguntas com carinho, sempre com sorriso no rosto. E em um determinado momento da entrevista, quando eu perguntei se ela gostaria de incluir alguma canção brega em seu repertório, ela segurou em minhas mãos e cantou um trechinho de Indiferença do Zezé di Camargo & Luciano.
Sai de lá ainda mais fã e apaixonado pela Bruninha.
DSC01087
Veja a entrevista completa aqui.

A noite foi a vez do Ultraje a Rigor, eu estava super apreensivo, afinal de contas tratava-se da minha banda favorita desde a infância, Inútil foi uma das primeiras músicas que eu aprendi a tocar no violão, lá com os meus 9 anos de idade, e ali estava eu a um passo de entrevista-los.
Após um show sensacional que foi um verdadeiro desfile de hits, eu entrei no camarim da banda acompanhado pelos os meus queridos afilhados e amigos Vanderlei e Fernanda que me ajudaram nas fotos.
A banda estava toda lá em clima de confraternização pós show, e sentado no sofá estava Roger Moreira, o grande líder do Ultraje. Cumprimentei todos os integrantes e me dirigi ao Roger dizendo que eu fazia parte de um blog musical e que queria entrevista-lo, rapidamente ele respondeu: “senta aqui amigo, vamos bater um papo”, e assim foi a entrevista, toda em clima de amizade, demos risadas a beça, e no final de tudo Roger apertou a minha mão e disse: “muito boa a entrevista, onde eu posso ler depois?”
1507445_10203924557659875_3848047022890361624_o
Veja a entrevista completa aqui.

Tanto Roger Moreira, quanto a Bruna Caram não só receberam as entrevistas com fizeram questão de divulgar em suas redes sociais.

Facebook da Bruna Caram

Facebook da Bruna Caram

Facebook do Roger Moreira

Facebook do Roger Moreira

No mês de Julho, Jundiaí sediou o evento Trançando Arte Brasil, uma verdadeira festa da cultura afrodescendente, e para coroar essa celebração, a cantora Margareth Menezes fez um grandioso show de encerramento, em uma apresentação digna interpretando apenas canções de Gil e Caetano.
Como o evento foi no mesmo lugar da Virada Cultural Paulista, a equipe de segurança era a mesma, ai entrei com muita facilidade no camarim da Diva Baiana, mas a entrevista porém foi um imenso desafio, Margareth parecia não estar nos melhores dias e respondeu as perguntas com uma notável má vontade, e se mostrou bastante irritada quando eu me referi a ela como a “matriarca da axé music”. Ficou o aprendizado de eu nunca mais citar essa palavra em sua presença.
IMG-20140609-WA0005
Leia a entrevista completa aqui.

E pra finalizar o ano com chave de ouro, o Fila Benário Music foi convidado pela assessoria de imprensa da banda católica Rosa de Saron para fazer a cobertura do show realizado pelo conjunto na cidade de Campinas, onde marcaria o lançamento do Projeto Aurora, núcleo criado pela banda que realizará ações em conjunto com instituições de caridade.
Por eu ser colaborador também do Canal Discbox, me veio a ideia de levar ambos os veículos para o show e fazer duas matérias distintas, a Beatriz Sanz faria uma entrevista escrita com a banda para o FBM, enquanto eu faria uma entrevista com os integrantes para o programa Disco3 do Discbox, onde eu entrevisto personalidades da música e pergunto quais são os seus três discos favoritos.
GEDSC DIGITAL CAMERA
As entrevistas foram um sucesso, a Bia entrevistou o vocalista Guilherme de Sá e o baixista Rogério Feltrin que foram super gentis com a guria. Já eu, toquei o terror com os meninos, com direito ao baterista Wellington Greve roubando a cena.
A entrevista da Beatriz está completa aqui, já a minha ainda está em fase de edição, mas logo estará no ar.

Da esq pra dir: Felipe Callegari, Wellington Greve (Bateria), Ana Cristina, Fila Benário, Guilherme de Sá (Vocal), Beatriz Sanz e Rogério Feltrin (Baixo)

Da esq pra dir: Felipe Callegari, Wellington Greve (Bateria), Ana Cristina, Fila Benário, Guilherme de Sá (Vocal), Beatriz Sanz e Rogério Feltrin (Baixo)

Esse foi o surpreendente ano de 2014 do Fila Benário Music, e espero que 2015 venha com  essa mesma empolgação e que mais e mais projetos sejam concretizados.
O blog é todo independente, sem nenhum tipo de financiamento ou patrocínio, o que nos move é o amor pela música e por isso que dedicamos a nossa vida por esse espaço.
Agradecemos a todos você pelo apoio, pelo carinho, pelos comentário, afinal de contas sem vocês nada disso seria possível.

Um Feliz 2015 a todos

E Viva a boa música

Fila Benário

comentários

Deixe um comentário

