Afinal de contas, Quem são os Foo Fighters???

Publicado: 23 de janeiro de 2015 em Foo Fighters
Tags:, , , , , ,

foo-fightersE eles já estão entre nós… Foo Fighters em sua primeira turnê solo pelo Brasil, justamente no ano onde a banda comemora 20 anos de carreira.
Na última quarta-feira o Estacionamento da Fiergs em Porto Alegre, recebeu o primeiro show da turnê que segundo relatos foi avassalador, com mais de duas horas de show e um set-list muito especial que passeou por toda discografia da banda.
Hoje a banda desembarca em São Paulo para um show histórico no estádio do Morumbi e eu estarei lá acompanhando tudo de pertinho com tamanha empolgação.
Sou suspeitíssimo para falar a respeito do Foo Fighters, é de longe a minha banda favorita, acho sensacional a dinâmica, a estrutura musical e seu espírito inovador. Por mais que o último álbum do conjunto – Sonic Highways – tenha pecado em muitos aspectos e se tornou um deslize em sua irretocável discografia, a série idealizada por Dave Grohl foi um grande marco na história da música ao retratar com fidelidade a história da música americana e também a oportunidade de apresentar para os ouvintes mais novos, nomes como Bad Brains, Minor Threat, Cheap Trick, Naked Raygun, Trouble Funk, Dr. John, Mudhoney, Heart, The Sonics, Sonic Youth e entre outros citados e retratados à exaustão nos episódios da série.
Quem um dia poderia imaginar que atrás da bateria do Nirvana surgiria o maior talento da música atual? Quem ouviu o tímido single de This Is a Call há exatos 20 anos, imaginária que aquela banda viria ao Brasil em três ocasiões e nessa última com status de superbanda a ponto de lotar estádios de quatro capitais?
Mas afinal, quem são o Foo Fighters? É o nome mais notório quando se fala de Rock hoje em dia, ou é apenas um produto da mídia com músicas pasteurizadas feitas pra agradar a massa?
Foi pensando nisso que eu convidei alguns grandes amigos do meio independente, dos mais variados estilos de Rock para responder: Quem são o Foo Fighters?

“Foo Fighters se tornou minha banda de ‘cabeceira’, de uns 3 anos pra cá consumi muito material dos caras e francamente eles são dever de casa pra qualquer banda que quer ingressar e inovar no mercado. Dave Grohl é o cara!! Falem o que quiser dele… É muito difícil definir uma música favorita, mas acho que ‘The Pretender’ é uma obra, entre outras mais que nem é preciso citar. Gosto muito das composições do álbum ‘Wasting Light’, sonoridade, tudo no álbum é perfeito na minha concepção. Tai uma banda que pode ser considerada uma das maiores (se não, a maior) de nossa época. Acho que depois de tantas gloriosas bandas ao longo dos anos dourados do rock, o Foo Fighters se consagrou como um ‘Gigante’ no mercado, e acho que o céu pra eles não é o limite”.
HélioHélio Valisc – Guitarrista do Ecliptyka / Vocalista e Guitarrista do Maverick

“Ao ouvir o nome da banda Foo Fighters a primeira (e única) coisa que me vem à mente é a canção ‘My Hero’ do álbum The Colour and the Shape.
Os fãs que me perdoem, mas acredito que a banda nunca saiu do terreno seguro e para mim vai sempre soar como uma banda adolescente. Suas canções me remetem àqueles filmes teenagers americanos que foram produzidos em massa no final dos anos 90 onde sempre havia um pobre coitado virgem que nunca tinha beijado uma garota e sofria por conta disso.
Não desacredito o talento da banda, porque pensando bem, se os adolescentes da minha época que sofriam pelas futilidades dessa fase escutavam Foo Fighters ou mesmo as canções açucaradas do Bon Jovi, hoje temos toda uma geração se acabando ao som de RESTART, Banda Cine e NXZero.
Ideologias à parte acredito que a banda fará um grande show em território nacional. Seus músicos são ótimos e Dave Grohl é um vocalista capaz de cativar o público com seu carisma”.
Willian
Willian Abreu – Colunista do blog Fila Benário Music

“Sei que são coisas diferentes, mas ouvi muito mais Foo Fighters do que Nirvana, acho bem melhor, bem mais relevante e sempre polemizo em rodas de amigos Rockeiros com esse comentário.
Me apaixonei por ‘How I Miss You’ desde que ouvi pela primeira vez, acho que na MTV, e numa época sem internet eu ficava torcendo pra achar aquilo de novo. Até que surgiu o Napster.
Fiquei feliz quando vi eles no Rock In Rio pela TV em 2001. Acho que aquele show foi um dos que mais me estimularam a querer ter uma banda”.
Malk
Malk – Vocalista do Betterman

“O Foo Fighters é a próxima grande banda! A criatividade e geniosidade de Dave Grohl juntamente com a história da banda e a forma com que eles trabalham, valorizando a música, respeitando as raízes do rock and roll, trabalhando de forma orgânica, fez com que eles se tornassem um fenômeno musical da nossa geração. Eu vi o Foo Fighters ao vivo na Alemanha em 2008 e desde então sou fascinado pela banda”.
Guilherme
Gui Bollini – Guitarrista e Backing Vocals das bandas Ecliptyka e Maverick

“Cara, o Foo Fighters é uma das bandas que sempre ouvi, e não tenho uma música específica ou coisa assim. Gosto muito dos álbuns ‘There Is Nothing Left To Lose’ e o ‘Wasting Light’, nesse último eu tenho um som preferido, que é a ‘Walk’. De resto tem uma porrada de sons que eu gosto bastante”.
JuninhoJunior Scalav – Baterista do Gasoline Special

“A única coisa que gosto do Dave Grohl é o disco do Killing Joke (s/t – 2003) que ele participou como baterista”.
Will
Will Geraldo – Vocalista e Guitarrista do Violent Attitude If Noticed

E pra você, quem são os Foo Fighters?
Deixe ai nos comentários enquanto eu me preparo para daqui algumas curtir o show do ano

Em Tempo: O show de hoje no estádio do Morumbi será transmitido ao vivo e na integra no perfil da Sky Live, é só acessar esse link ás 21:15 e aproveitar. E o show de domingo no Maracanã será transmitido pelo canal a cabo Multishow.

Fuçando em algumas coisas eu achei esse texto do meu antigo fotolog, onde eu conto como eu conheci a banda e o meu amor platônico por ela. O texto está cheio de erros gramaticais e com vocabulário “internetês” mas vale a pena dar uma conferida.

E mesmo em turnê pelo Brasil com os Foo Fighters, o baixista Nate Mendel acaba de divulgar o seu mais novo projeto musical, a banda Lieutenant que conta com o mesmo nos vocais, até então algo inédito. A matéria completa e a música de trabalho está aqui no site da Rolling Stone, que esse mês inclusive trás o Dave Grohl na capa e uma matéria exclusiva sobre os shows no Brasil.

E amanhã teremos a resenha completa do show aqui.

comentários
  1. Francielle disse:

    Nossa,Foo Fighters é uma das minhas bandas favoritas,o carisma,talento e energia de todos integrantes da banda,especialmente do Dave é realmente algo empolgante de se ver.A banda é uma unanimidade,todos que eu conheço gostam,e acho difícil não gostarem.A banda tem boas músicas,a voz do Dave é agradável,além de ter um som próprio.E o fato do Dave não querer ficar preso a imagem do Nirvana,e nem querer subir na carreira as custas de sua antiga banda também é muito legal.Realmente é incrível pensar que por trás da bateria do Nirvana estaria esse talentoso Dave que precisavamos conhecer melhor.
    Falar do Foo Fighters e ouvi-los,me trazem boas recordações,trazem memórias da minha infância-adolescencia.A primeira música que ouvi deles foi a “Best of you” em 2005 ou 2006 não me lembro bem,mas eu ainda era nova.Mais tarde,já crescidinha,comecei a ir atrás de outras músicas além das que eu já conhecia da banda.E acabei virando fã .Adoro This is a call,wattershed,All my life,não tem como ficar pra baixo ouvindo elas,inclusive já dancei muito elas no meu quarto kkk. É muito difícil eu me apegar demais a uma banda,gostar de várias músicas da mesma,mas o Foo Fighters é agradável de se ouvir,gosto de quase todas as músicas,e tenho uma grande identificação com a banda,e o álbum Wasting Light,realmente veio pra selar esse carinho pela banda.Ela só não passa o meu carinho por outra banda,mas ainda sim,sem dúvidas é uma grande banda,e uma das melhores da atualidade,apesar de alguns pequenos deslizes.
    Mas enfim,estou aqui triste por não ter ido ao show deles no Maraca que é bem pertinho da minha casa,tive que me contentar com a TV mesmo.Mas tudo bem,espero que tenha uma próxima vinda ao Brasil e de preferência no Rio de Janeiro.E que eu vá né!

    • fbenariomusic disse:

      Francielle, que história bacana, realmente o Foo Fighters é uma banda eletrizante e que uma vez ouvida é impossível deixar de gostar.
      Uma pena você não ter ido na apresentação no Rio, mas esperamos que eles retornem ao país logo.
      Um forte abraço e curta a nossa pagina no Facebook e fique por dentro de mais novidades:
      https://www.facebook.com/filabenariomusic

Deixe um comentário

