A música que Fernanda Takai cantou para Elis Regina

Publicado: 3 de fevereiro de 2015 em Fila Benário Fala
Tags:, , , ,

Elis
Há algumas semanas a nossa querida Beatriz Sanz fez um texto sensacional homenageando a grande Diva da música brasileira, a saudosa Elis Regina, cantora na qual ela e todos nós iremos amar pra sempre. E foi justamente no mesmo dia que o texto foi ao ar que fiquei sabendo de uma história um tanto quanto especial e que merece muito ser contada.
No ano de 2002 a banda mineira Pato Fu comemorava dez anos de carreira, e como fruto desse grandessíssimo feito a banda participou do programa MTV Ao Vivo, gravado no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte, que virou posteriormente CD e DVD.

Capa do CD

Capa do CD

O repertório em si abrangia toda a trajetória do conjunto, do anárquico disco de estreia da banda o Rotomusic de Liquidificapum a banda tocou justamente a faixa título. O sucesso Sobre o Tempo do segundo disco, o seminal Gol de Quem?, Ganhou uma animada versão Ska, e ainda teve espaço para preciosidades como Um Dia Um Ladrão, Eu Menti Pra Você Mais Foi Sem Querer, Capetão 6.66Fm, além dos sucessos Eu, Canção Pra Viver Mais, Antes que Seja Tarde e Perdendo Dentes.
A banda aproveitou a oportunidade para apresentar para o público canções inéditas, entre elas: Não Mais, Me Explica, e um auto-cover para canção Nada Pra Mim, composição do guitarrista John Ulhoa que ficou famosa na voz da Ana Carolina. Porém de todas as citadas, a que fez mais sucesso foi a balada Por Perto, uma linda canção tocada no violão e que sintetiza toda aura pop que sempre fez parte da sonoridade do quarteto.
A canção se tornou a música de trabalho do álbum, tocou em todas as rádios do país e chegou a integrar a trilha sonora da novela global O Beijo do Vampiro.

Quase treze anos depois que Fernanda Takai vem a público dizer que a canção é uma homenagem a Elis Regina.
Na verdade a história por trás da música é que o cantor Pedro Mariano, filho de Elis, pediu a Fernanda Takai que ela e o John escrevesse uma canção para ele, e a ideia que ambos tiveram foi de escrever uma canção em que mostrasse o sentimento dele ao ouvir um LP da mãe.
A história completa você pode ouvir aqui nesse link, onde Fernanda Takai é entrevistada pela jornalista Patrícia Palumbo (do programa Vozes do Brasil).

Por Perto
Letra: Fernanda Takai e John Ulhoa

Num velho disco a vida se desfaz
Em poucos minutos
Pra onde aquele tempo te levou
Tambem vou

Pode ser numa canção
Pode ser no coração
Eu só quero ter voce por perto

Se é pra tocar o ceú e me lembrar
Do canto de um anjo
Naquele empoeirado LP
Encontro voce

Pode ser numa canção
Pode ser no coração
Eu so quero ter voce por perto

Foi-se o tempo em que sozinho
Maltratei meu coração
Me contou um passarinho:
Tristeza e sem razão

Pode ser numa canção
Pode ser no coração
Eu so quero ter voce por perto
Eu so quero ter voce por perto

Agora ouvindo a canção e lendo a letra, é possível associar toda a história e crer que estamos diante de uma das maiores homenagens já feitas à Elis Regina.

Em Tempo: Pedro Mariano ficou sabendo da história e deixou esse singelo recado a Fernanda Takai em seu Facebook
“Fernanda Takai, eu não sabia dessa história até pouco tempo e fiquei emocionado!!! Muito obrigado por nos dar esse presente, que aliás só essa tal da MÚSICA nos proporcionaria!! Um beijo.”

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Deixe um comentário

