“Jornalistas Livres” promovem uma tarde de espetáculos na Praça das Artes

Publicado: 25 de maio de 2015 em Larissa Darc Fala
Tags:, , ,

11215299_1061622650533937_231062587_o

Por Larissa Darc

Era domingo, dia 24 de maio, quando o centro de São Paulo vivia um agradável dia ensolarado. Os prédios comerciais estavam vazios, e nas ruas viam-se apenas algumas pessoas com roupas de passeio, caminhando despreocupadas. Muitas delas iam em direção a Avenida São João. Entravam em uma espécie de praça de concreto, onde gente de todo tipo desfrutava de um evento surpreendentemente diversificado. No começo, teve samba. Em um piscar de olhos, estavam todos com as mãos pra cima, balançando ao som do hip hop. Houve também encenações e circo. Até mesmo músicas em espanhol tiveram o seu espaço. Tudo isso para celebrar o nascimento do Jornalistas Livres.

Jornalistas Livres é um conjunto de coletivos, formado por jornalistas independentes (sendo eles repórteres, fotógrafos, cineastas, editores…), autores de um projeto que propõe uma nova forma de jornalismo, que visa libertar-se dos grilhões da grande mídia e das ideologias de seus patrões.

O projeto veio em boa hora, tendo em vista a onda conservadora que a país vive. Com a internet, jornais segmentados ganharam autonomia para a difusão de ideias, democratizando o acesso a todo tipo de notícia. No meio desse furacão de informações, diversas pautas como a da maioridade penal, a greve dos professores, o MST (Movimento dos Sem Terra), entre outras,  agruparam-se em um projeto só, de forma estratégica, para ganhar visibilidade.

Em meio as apresentações musicais, assuntos foram abordados. Subiram ao palco algumas pessoas, conhecidas dentro dessas causas, para falar sobre as suas ideologias.

Leci brandão, cantora e deputada pelo PCdoB, discursou em defesa às minorias. Foi intensamente aplaudida ao finalizar o seu discurso com frases que defendiam a liberdade de imprensa e a diversidade do Brasil.

Leci Brandão

Leci Brandão

Outra personalidade política que esteve por lá foi o Eduardo Suplicy, secretário dos Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo. Suplicy aproveitou o momento para contar de como soube do caso do Coronel Telhada (onde 12 policiais foram suspeitos por abuso de autoridade), parabenizando a Jornalista Livre, Laura Capriglione, pela cobertura da história. A pedidos da plateia, o ex-senador resolveu arriscar também como cantor. Ao invés de rap, dessa vez a canção escolhida foi Blowin in the Wind, do Bob Dylan.

Eduardo Suplicy

Eduardo Suplicy e Laura Capriglione

O evento também foi o inicio da arrecadação de fundos para o projeto. Utilizando a venda de camisetas e o site Catarse (que possibilita um financiamento coletivo), a ocasião tomou ares de Criança Esperança, com os pedidos de doações.

Para falar mais sobre o assunto, o Fila Benário Music conversou com Ynaiã Benthroldo, baterista do boogarins, sobre o papel da mídia nos dias de hoje. Veja só o que ele nos contou:

“Olha, são várias as mídias, né. Eu acho que esse evento, de uma certa forma, vem mostrar isso. É o coletivo de novas formas de se fazer mídia e de se apontar novos pontos de vista. É diferente de como eu cresci, de como muita gente cresceu, vendo TV, lendo jornal e revista, que trabalham mais de uma forma empresarial. Eles usam a mídia como um produto, que você compra e faz uma matéria quando quer enfatizar alguém que está “por baixo”. Então eu acho que esse evento foca muito nisso, nessa perspectiva (…) Com isso, consegue criar novas formas de se comunicar e de trazer o que está acontecendo.
Eu fico muito Feliz por estar aqui hoje!”

Boogarins

Boogarins

No final, o evento foi um sucesso. As misturas ali presentes trouxeram uma profunda reflexão sobre diversidade e expressão. Esperamos que a empatia por alguns políticos não levem a ligação partidária e que eles honrem o nome que carregam, sendo cuidadosos como jornalistas e livres para criar pautas, apurar informações e democratizar o que é difundido na mídia.

Perfil - Larissa Darc - Consolas Tam. 11

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s