FBM CONVIDA: “Alceu Valença encanta Extrema (MG) com show especial”

Publicado: 5 de agosto de 2015 em FBM Convida
Tags:, ,

11830713_526052004216609_1160537097_n
No FBM Convida de hoje recebemos a Bióloga, Professora e Coordenadora de Ensino: Cibele Dias Melo Marchesin


Por Cibele Dias Melo Marchesin

Estava eu fazendo uma visita despretensiosa em Extrema – MG (cidade esta que o dono deste blog deverá pesquisar, pois sempre é muito rica em eventos culturais), quando descubro que naquele sábado, 01 de agosto de 2015, estaria acontecendo a etapa classificatória da 45ª edição do Festival Nacional da Canção (FENAC), e seria encerrada com o show do indefinível Alceu Valença. Eu logo me empolguei e corri para a praça central da cidade onde ocorreria tal evento. A princípio já me encantei com a organização e a estrutura do Festival, tratei de descobrir do que se trata o FENAC e garanti um lugarzinho para aguardar o inicio das atividades.

Era o segundo e último dia da Etapa Extrema e 13 artistas da MPB de 22 estados brasileiros apresentaram suas músicas autorais, foi um deleite para quem é amante desse estilo e é sedenta por novos talentos. Músicos talentosíssimos e o público muito culto deixaram a noite de lua cheia ainda mais agradável, apesar do frio, típico do Sul de Minas.

Platéia em Extrema

Platéia em Extrema

Às 23 horas Alceu Valença, sem demora entra já cantando com sua voz inconfundível, levantando a galera. Com muito menos cabelo e num corpo esbelto cantou duas canções sem falar com o público, parou e sem se mostrar cansado ou ofegante, cumprimenta todo o público dizendo: “Eu apoio os festivais como esse porque a música brasileira está ‘americanalhada’ e aqui é o lugar para a MPB se fortalecer”.

Divertido, irreverente e muito simpático, mesclou seus clássicos cantados em coro pelos seus fãs com histórias divertidas e engraçadas que viveu. Aos 69 anos, sua forma física é invejável, dança, pula, fala e sua voz continua perfeita ecoando dentro dos corações. No repertório “Sabiá”, “Táxi lunar” (com uma viagem a lua narrada pelo próprio cantor), “Anunciação” “Girassol” “La Belle De Jour” “Como Dois Animais” entre outras, a apresentação reuniu frevo, maracatu, ciranda e outros estilos que só Alceu consegue.

Alceu Valença e banda

Alceu Valença e banda

Performático e cheio de personagens, Alceu elogiou o público e a cidade pela iniciativa cultural, dizendo que o Brasil está tão pobre neste quesito. Ao encerrar o show com a música “Anunciação”, todos estavam de pé, dançando, cantando, Alceu deu tchau, entrou atrás da coxia e no microfone disse tentando disfarçar a voz: “Vocês gostaram do show? Vocês querem mais Alceu? Então gritem: ei, ei, ei, Alceu é nosso Rei! E assim voltou ao palco e disse: “Todos artistas fazem isso, enganam vocês, fazem charme para ser aclamado e voltar, eu sou o único que conto [risos], vocês querem mais música? Qual vocês querem?”E o público em polvorosa “Morena Tropicana” e assim, Alceu sorrindo, dançando e encantando encerrou seu show com um trocadilho: “Vocês são EXTREMAmente bons”.


Cibele Dias Melo Marchesin é Bióloga, Professora, Coordenadora de Ensino, além de ser fã incondicional de MPB e uma eterna amante da banda Bon Jovi, de quem tem todos os discos.

Anúncios
comentários
  1. Luciana disse:

    Eu estive presente nesse show, e apesar de não conhecer o artista mais saber q ele é um ícone do MPB, fui com entusiasmo; e simplesmente amei. Ele ganhou mais uma fã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s