Beatriz Sanz Fala

Fly e o racismo à brasileira

banda-fly

Por Beatriz Sanz

Ok, o assunto pode até ter esfriado, mas eu não esqueci. A primeira afirmação que faço é que a música, especialmente a brasileira é racista.

Isso não se trata só de uma opinião pessoal minha, mas vamos fazer um exercício e tentar citar uma dupla sertaneja que seja negra. As cantoras mais conhecidas do Axé, um ritmo tipicamente negro, são brancas. Vale lembrar o caso de racismo sofrido pela dupla Lucas e Orelha quando eles venceram o SuperStar.

Aí aparece uma boy band nos tradicionais moldes brasileiros que será esquecida daqui a dois anos, tal qual Br’oz e Restart foram, para ridicularizar o cabelo da população negra do Brasil. Depois eles afirmam que foram mal interpretados.

A banda Fly e a sua atitude racista em revista teen
A banda Fly e a sua atitude racista em revista teen

Talvez a intenção deles não tenha sido ofender a população negra brasileira, mas isso não reduz o fato de que foi isso o que eles fizeram. Caíque Gama, assuma que você foi racista e juro que não vai ficar feio pra você, amigo.

Na contramão disso tudo, existem negros que já possuem voz para nos representar. É o caso da rapper Carol Conka, que se envolveu nas discussões através das suas redes sociais. Carol é a representação de uma nova geração de mulheres negras, fortes e empoderadas.

Além de Carol, a juventude agora conta com a graça e a alegria da Mc Soffia. Ela possui apenas 11 anos, mas seus versos são feitos de pura crítica social. A pequena Soffia deu uma entrevista para a Revista TPM e mostrou que as nossas crianças negras estão conquistando o seu lugar.

Falar de racismo é importante sim, gente. Ele existe e ele mata pessoas diariamente. Nós não podemos nos calar. Nós não iremos nos calar.

Perfil - Bia Sanz - Consolas Tam. 11 - Cópia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s