Beyoncé comanda e vai no Tra!

Publicado: 21 de fevereiro de 2016 em Beatriz Sanz Fala
Tags:,

Metralhadora

Por Beatriz Sanz

Hoje um carro passou pela minha casa tocando o sucesso desse verão: AS QUE COMANDAM VÃO NO TRA! Minha irmã já emendou “eu não gosto dessa música”.

Um tempo depois saímos e a mesma música voltou a tocar. Eu a questionei sobre o porquê de ela não gostar da música. Ela fez diversas afirmações que agora não me recordo direito e terminou dizendo que a voz da Tays Reis, vocalista da Banda Vingadora, a irritava. Esse argumento em especial eu não pude rebater, pois não suporto a Ariana Grande. Enfim.

Mas os meus argumentos continuam frescos na minha mente e eu vou trazê-los para vocês também.

A Banda Vingadora é feminista, ou pelo menos é assim que se apresenta neste momento. A Bahia é terra de grandes mulheres interpretes como Bethania, Margareth Menezes, Daniela Mercury e Ivete Sangalo. A última, junto com a carioca Claudia Leitte estiveram à frente de grandes grupos de Axé (Banda Eva e Babado Novo, respectivamente) durante anos e depois de suas saídas, nenhuma das duas bandas conseguiu manter a base de fãs. Porém, o novo ritmo da terrinha é o pagodão baiano. Nesse ritmo ainda não havia surgido nenhuma figura feminina de sucesso. Se a Banda Vingadora, com sua vocalista Tays Reis, conseguirem se manter, ela pode ser a primeira a conseguir este espaço e a colocar a visão da mulher sobre o que é retratado nessa situação em específico, porque até agora só ouvimos homens como Leo Santana, cantando sobre isso.

Quando Beyoncé cantou “Who run the world? Girls!” Todos nós corremos para aplaudir sua representatividade de pé, mas quando uma mulher pobre e nordestina canta uma canção sobre empoderamento feminimo, milhares de dedos são apontados para ela dizendo que ela não pode fazer isso.

Ele tá zangado
Tá querendo falar
Já tá todo armado
Tá pronto pra atirar

Pega metralhadora!
Trá, trá, trá, trá, trá
As que comandam vão no trá
Trá, trá, trá
Trá, trá, trá, trá, trá.

Quem comanda o mundo?
Garotas!

Quem comanda o mundo?
Garotas!

Quem comanda o mundo?
Garotas!

Quem comanda o mundo?
Garotas!

Com essa simples comparação de trecho das duas canções, podemos concluir que Beyoncé vai no tra, pois ela comanda! Eu não estou falando sobre a composição poética ou a melodia incrível que a canção possui, até porque não estou avaliando Djavan ou Mozart. Estou dizendo que no contexto em que está inserida, uma sociedade que é machista, uma indústria musical que é machista a Banda Vingadora se impõe e merece o respeito por isso.

Perfil - Bia Sanz - Consolas Tam. 11 - Cópia

Deixe um comentário

